A taxa de conversão por segmento é fundamental para um projeto de Google Ads. Boas estratégias sempre foram vitais para qualquer tipo de negócio, independente do nicho de atuação. Isso se dá porque é por meio de planos bem elaborados e ações pensadas e aplicadas da forma correta que se obtém resultados relevantes. Por isso, no meio da comunicação, a pesquisa e planejamento são essenciais quando se busca desenvolver campanhas ou quaisquer outras iniciativas.
E quando se está no ambiente virtual, só muda o campo de atuação, mas continuamos trabalhando com públicos diversos, que consomem ou não nossos produtos, mas que são cheios de emoções e reações, como bem sabemos. Por isso, neste presente artigo vamos analisar de que forma podemos trabalhar e melhorar a taxa de conversão por segmento. A ideia é sempre conseguir propor maneiras de aplicar estas iniciativas nos negócios, visando maior expansão.
Isso já é parte da postura da AO5, que atua neste mercado com todos os aparatos para fazer com que a sua marca alcance todo o espaço que ela merece. A agência, por meio de pesquisa de dados e experiência de mercado, pode entregar como auxílio do marketing digital os resultados tão almejados pela sua empresa. Confere!
O que é taxa de conversão por segmento
A taxa de conversão por segmento é uma métrica. Ela é muito utilizada no e-commerce, já que divide o número de pedidos pelo número de visitantes da loja virtual. Este resultado é a taxa de conversão. Assim, trata-se de um item muito relevante quando se busca analisar uma campanha.
Seja na estratégia de marketing e ou publicidade on-line, é fundamental para se avaliar o que vem sendo feito e aplicar novas ações. Além disso, a taxa de conversão também é uma maneira de dimensionar, ou seja, é uma métrica do seu e-commerce em pedidos de venda.
A fórmula aplicada para este cálculo é a seguinte:
(número de vendas / quantidade de visitas) x 100
Assim, se determinada loja recebeu 1000 visitas e 20 consumidores finalizaram a compra, temos uma conversão de 2%, pois: (20/1000) X 100 = 2%.
Mas a proposta aqui é melhorar este processo. Então, a seguir confira algumas estratégias que podem te auxiliar no seu negócio!
3 estratégias para melhorar a taxa de conversão
Conheça seu público
O primeiro passo para aumentar as vendas é conhecer bem o perfil do consumidor que navega no seu site. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas como o Google Analytics. O instrumento possibilita ter conhecimento de onde vêm esses usuários, quanto tempo eles navegam, quais são os conteúdos mais buscados e também a taxa de abandono das páginas.
Estas, como você pode ver, são informações fundamentais para que você adeque seu site conforme as necessidades dos usuários de sua página. Além disso, possibilita também que você dê o devido destaque a determinados produtos que você acredite serem importante de aparecer mais.
Mas, dialogar sempre será uma estratégia certeira quando o assunto é compreender o público. Isso pode ser feito de forma direta, no contato físico – ou via outros canais – em sua própria loja ou estabelecimento físico.
Formulários, por exemplo, são um ótimo meio de realizar esta coleta de dados. Ferramentas gratuitas, como o Google Form ou o SurveyMonkey, também auxiliam nessa tarefa. E neste momento, lembre-se de fazer uma abordagem simpática e objetiva: isso é o mais importante.
Aposte em e-mail marketing
Com um bom mailing, o e-mail marketing tende a ser uma ótima estratégia para converter leads ou outro grupo, conforme a etapa em que estejam no caminho das compras.
O ideal é trabalhar com os usuários já cadastrados no seu site, ainda que seja tentador comprar uma dessas listas de e-mails com centenas de milhares de endereços disponíveis por aí. Enviar para as pessoas certas garante uma taxa de conversão muito maior do que disparar aos montes, mas para públicos que podem, inclusive, criar uma resistência a sua marca devido a abordagem que você teve.
Mantenha seu site sempre atualizado
Outro fator para garantir uma boa taxa de conversão é investir na manutenção técnica do seu site. Afinal, como você quer que o usuário conclua uma compra que dá erro após cada clique?
Para isso, conte com profissionais capacitados e que apresentam conhecimento de mercado. Na AO5, todas as estratégias serão pensadas com você, por quem entende de comunicação. Por isso, não perca tempo e fale hoje mesmo com quem conhece o assunto e pode transformar a geração de leads da sua empresa.