Apesar da sigla MQL LEAD aparentar se tratar de algo complexo, na verdade é um conceito bastante simples. Mas mesmo assim, ele possui grande utilidade no contexto do Marketing Digital. Essas letras significam Marketing Qualified Leads (Lead Qualificado pelo Marketing, em português).
Nesse sentido, basicamente o MQL LEAD fornece uma série de informações sobre os clientes específicos. Tratam-se daqueles que já apresentam uma tendência em adquirir um produto ou serviço oferecido por determinada marca.
Como o próprio nome diz, o Lead Qualificado pelo Marketing é um cliente em potencial que já passou por análise prévia que indica que está mais suscetível à compra. Assim, no texto a seguir você vai conferir as principais informações sobre o assunto. Além disso, veja também como ele pode contribuir para qualificar as suas estratégias de Inbound Marketing.
Para usar o MQL LEAD, integre as equipes de vendas e de marketing
Ao implementar as estratégias de atração de novos clientes, o empreendedor jamais deve deixar de considerar todas as etapas que compõem a jornada de compra (consideração inicial, avaliação ativa, fechamento e pós-compra) até que finalmente o negócio seja concretizado.
Dessa forma, trabalhe as ações da jornada de compra de forma integrada entre as equipes de vendas e de marketing. A ideia é que um setor sempre alimente o outro de informações. Assim, ambos vão contribuir para aumentar os seus lucros como um todo.
Nesse sentido, o mais importante é desenvolver um trabalho conjunto. Os especialistas em marketing devem desenvolver iniciativas para expandir a marca e aumentar o número de clientes. Já a equipe de vendas precisa comunicar resultados e expectativas com o objetivo de otimizar cada vez mais esse processo.
Crie um método para sistematizar os dados
Um passo fundamental para nutrir novas oportunidades com MQL LEAD é a realização de ações para sistematizar informações. Isso irá ajudar a entender as necessidades do seu público-alvo e identificar as principais características que compõem o seu perfil. Esses dados podem mudar de um negócio para o outro. Afinal de contas, o que para um é prioridade para outro pode ser um fator dispensável.
Nesse sentido, um passo inicial é definir os traços principais entre os elementos de Perfil e Interesse de seus clientes. Isso deve ser feito focando nos aspectos que mais considera importante em relação aos seus objetivos. Entre os dados que podem ajudar a fornecer um Perfil de MQL LEAD estão:
- Idade;
- Gênero;
- Endereço;
- Profissão;
- Tamanho de empresa;
- Mercado de atuação da empresa;
- Escolaridade;
- Nível de conhecimento técnico.
Já em relação aos aspectos mais relevantes da área de Interesse, podemos citar:
- Número de materiais baixados anteriormente sobre o tema em questão;
- Tipo de material pelo qual se interessou;
- Categorias das páginas que acessou;
- Se houve alguma solicitação de contato com a empresa.
Relação entre Interesse e Perfil no processo de MQL LEAD
Ao observar os elementos citados acima, o gestor decide quais ações deve implementar. Caso o Interesse desse cliente seja baixo, mas o seu perfil consta como adequado, a equipe de marketing deve continuar nutrindo essa pessoa com novos conteúdos.
Mas, se existir um interesse alto junto do perfil adequado, a possibilidade de realizar a venda é bastante alta. Como você pode ver, trata-se de um recurso bastante importante, mas que deve contar com o suporte de profissionais especializados. Assim, você poderá aproveitar seus resultados.
Deixe a AO5 te ajudar com MQL LEAD
Fazer uso desses dados e usa-los de forma eficiente em sua estratégia de marketing é fundamental para alavancar seus negócios. Neste sentido, conte com a ajuda de uma empresa especializada como a AO5. Dispomos de todas as ferramentas e conhecimentos para implementar ações efetivas a partir de seu MQL LEAD. Por isso fale com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.