Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Ficar atento às questões de SEO para e-commerces é fundamental para você vender mais e se destacar no mercado. Pensando nisto, recentemente, Alan Kent, Developer Advocate do Google, fez um vídeo super interessante sobre o assunto.

Kent compartilhou 8 dicas básicas de SEO para e-commerces. Assim, se o Google falou, é sinal que esse conteúdo é valioso e eficiente, você não acha? Por isso fizemos um resumo delas para ajudar você. Aliás essas informações também vão te mostrar como vender mais pelo Google Ads pode alavancar os números do seu negócio.

Como otimizar imagens e conteúdos no Google traz grandes resultados para suas vendas

Quando falamos em SEO para e-commerces, é preciso redobrar a atenção com as imagens e conteúdos. Se você vende apenas pela internet, o seu site é literalmente o seu estabelecimento.

Assim, pense na mesma dinâmica de uma loja física, onde são necessárias vitrines atraentes e mostruários de qualidade. No e-commerce é a mesma coisa! Mas otimizar imagens e conteúdos vai muito além disso. Então vamos ver quais as dicas que o Sr. Google está reforçando.

Aplique o SEO para e-commerces básico

Essa é a dica número 1 e a mais básica de todas. Muita gente não acredita na importância do SEO (Search Engine Optimization). Porém, não há o que discutir em relação a isso e é primordial facilitar o rastreamento do seu site pelo Google.

Em SEO para e-commerces, procure incluir informações importantes sobre o produto nos títulos das suas páginas. Por exemplo, não deixe de fora o nome da marca e o tipo do produto.

Atenção às diferentes etapas da jornada de compra

O cliente que pesquisa determinado produto pode ou não estar pronto para a compra. É preciso pensar na jornada de compra de forma geral. Assim, invista em conteúdos diversificados e úteis para as mais variadas etapas de jornada de compra.

Isso inclui, por exemplo, dividir seus produtos em categorias, elaborar artigos com dúvidas frequentes e recomendações de uso, etc.

Carregamento do site é fundamental no SEO para e-commerces

Vamos ser bem diretos: o seu site precisa carregar rapidamente! Caso contrário, o usuário vai sair dele e ir para um concorrente. Aí você perdeu um potencial cliente por conta de segundos que o site demorou para carregar. Então, faça de tudo para o seu site não ficar muito lento.

Facilite a vida do usuário

O SEO para e-commerces tem o objetivo otimizar seu site. Porém, o seu site precisa facilitar a vida do usuário. Ou seja, a experiência dele deve ser ótima e inesquecível.

E como fazer isso? O primeiro passo é manter o site completamente organizado, com categorias bem definidas e atualizadas. Além disso, certifique-se de que seu cliente poderá encontrar com facilidade os produtos ofertados.

URLs de categorias de produtos

As URLs são muito importantes. Nesse caso, temos as URLs canônicas, ou seja, duplicadas para um conjunto de páginas, que englobam determinados tipos de produtos. O Google considera essas URLs mais representativas e isso melhora o desempenho delas na hora da busca.

O Google, inclusive, está aprimorando esse tipo de pesquisa, que leva em conta esse tipo de URL e suas variações.

URLs de acordo com a promoção ou data especial

Muitas pessoas que lidam com o e-commerce utilizam uma URL diferente para cada promoção ou data especial. Segundo o Google, isso não é recomendável. Tente preservar ao máximo a URL de algumas páginas de promoção ou evento para que sejam reutilizadas em outras ocasiões.

Tenha paciência com relação ao SEO para e-commerces

O SEO para e-commerces é uma estratégia que dá resultados a médio e longo prazo. Ou seja, mesmo seguindo todas as dicas do Google, seu desempenho não vai mudar de um dia para outro. Se você quer resultados urgentes, invista em mídia paga, por exemplo.

Mas jamais deixe de lado as questões envolvendo o SEO, caso contrário você estará desperdiçando tempo e dinheiro.

Contrate uma equipe especializada

Pode parecer simples, mas colocar todas essas dicas em prática exigem bastante trabalho e atenção. Não adianta fazer as coisas “mais ou menos” ou “meia boca”, pois a concorrência no e-commerce é muito grande.

Se você não se dedicar 100% ao seu site, os concorrentes chegarão na sua frente. Por outro lado, sabemos que é quase impossível dar a atenção necessária para tudo que envolve esse tipo de negócio.

Assim, nossa última dica é contratar uma agência de consultoria especializada em SEO. Uma equipe qualificada no assunto vai te ajudar a otimizar seu site, principalmente se ainda não é craque no tema.

Pensando nisso, a AO5 pode te oferecer uma consultoria completa visando a implantação e aperfeiçoamento do SEO para e-commerces. Contamos com profissionais qualificados e com experiência no assunto.

Além do mais, estamos sempre atentos em relação às mudanças nos mecanismos do Google e atualizações que ocorrem de forma seguida. Então, para melhorar o desempenho do seu e-commerce, entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time